Oscar Rodrigues Alves
Bio
Formou-se em Jornalismo pela Universidade de São Paulo em 1990. Começou sua carreira na TV como Assistente de Direção do Jornal de Vanguarda (Rede Bandeirantes,1988). Foi repórter da Folha de S.Paulo (1989). No ano seguinte, foi um dos fundadores da MTV Brasil no cargo de Diretor de Programas. Trabalhou na Rede Globo como Produtor e Editor de reportagens especiais do Fantástico (1991). Voltou ao Grupo Abril em 1992 para inaugurar o primeiro canal de TV por assinatura do país, a TVA, onde criou o núcleo de programas da emissora como Gerente de Produção, acumulando o cargo de Diretor de Programas Especiais.
Começou a dirigir comerciais em 1994. Foi diretor da produtora 5.6 (1994/1999) e sócio do Grupo Academia (1999/2005).
Tem entre seus clientes publicitários:
Coca-Cola (McCann-Erickson Rio; Giovanni + Draft FCB; NBS)
Nestlé (McCann-Erickson Paris e SP; Saatchi & Saatchi London; JWT; Publicis)
McDonald’s (del Rivero Messianu; TBWA/Paris)
Gillette (McCann-Erickson NY)
Motorola (Ogilvy)
Gatorade (Grey)
Ford (JWT)
General Motors (McCann-Erickson SP)
Nabisco (JWT)
Johnson & Johnson (McCann-Erickson SP)
Honda (DM9DDB)
Fiat (Leo Burnett)
Schweppes (Vinizius Young & Rubicam Barcelona)
Suez (Saatchi & Saatchi Paris)
L’Oréal (Publicis)
Oscar é um dos diretores de projetos musicais mais premiados do Brasil:
Cia. da Música – Melhor Programa Musical 1994, Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Titãs “Epitáfio”
Melhor Videoclipe de Rock MTV 2002
Melhor Videoclipe do Ano MTV 2002
Melhor Videoclipe do Ano segundo a Audiência MTV 2002
Gabriel O Pensador “Até quando?”
Melhor Edição MTV 2001
Gabriel O Pensador “Tem alguém aí?”
Melhor Edição MTV 2002
Gabriel O Pensador “Palavras repetidas”
Melhor Videoclipe Pop MTV 2005
Melhor Fotografia MTV 2005
Skank “Dois Rios”
Melhor Videoclipe Pop MTV 2003
Melhor Fotografia em Videoclipe, ABC 2005
Skank “Vou deixar”
Melhor Videoclipe Pop MTV 2004
Zélia Duncan “Alma”
Melhor maquiagem em Videoclipe, Prêmio Avon 2003
J. Quest “Além do horizonte”
Melhor Fotografia em Videoclipe, ABC 2006
Já trabalhou também com Os Paralamas do Sucesso, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Lenine, Chico Science, Hermeto Paschoal, Lulu Santos, Frejat, Capital Inicial, Sandy, Ed Motta, Jorge Benjor, Carlinhos Brown, Djavan, com quem realizou o primeiro DVD da Sony Music Brasil, “Djavan Ao Vivo”, filmado no Rio e em Barcelona (Espanha). Também com Djavan, Oscar fez sua estréia como diretor de shows no espetáculo “Vaidade”.
Dirigiu ainda os DVDs e Blu-rays:
“sortimento vivo”, Zélia Duncan (Universal Music)
“Piano e Voz”, Pedro e Cesar Camargo Mariano (Trama)
“Cosmotron ao vivo”, Skank (Sony Music/Multishow)
“Eu me transformo em outras”, Zélia Duncan (Duncan Discos/Universal)
“Direto”, Cidade Negra (Sony BMG)
“Pré-pós-tudo-bossa-band”, Zélia Duncan (Duncan Discos/Universal)
“Titãs e Paralamas juntos e ao vivo” (Planmusic/EMI)
“O Baile do Simonal”, Wilson Simoninha & Max de Castro convidam (EMI)
“Cabeça Dinossauro”, Titãs (Universal)
Oscar lança seu primeiro longa-metragem em 2009, “Titãs, a vida até parece uma festa”, que mostra as aventuras da banda em seus 25 anos de rock’n roll. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme/Documentário Musical do MTV Video Music Brasil 2009.
Em 2010 Oscar dirige o show “Skank ao vivo no Mineirão”, que reuniu 50.000 pessoas no maior estádio de Belo Horizonte antes que fosse fechado para a reforma preparatória para a Copa do Mundo 2014. Skank toca seus grandes sucessos e comemora 20 anos de carreira em sua cidade natal. O show é transmitido pelo Multishow, e lançado em DVD e Blu-ray pela Sony Music.
A partir deste projeto, Oscar se especializa na direção de grandes espetáculos. Em 2011 dirige “Zezé di Camargo & Luciano, 20 anos de sucessos”, a grande celebração dos 2 filhos de Francisco, também lançado em DVD e Blu-Ray pela Sony Music.
Neste mesmo ano aceita o desafio para sua primeira transmissão ao vivo e dirige o Prêmio Multishow, que combinou encontros musicais e quadros de humor numa homenagem aos programas de TV dos anos 80, apresentado por Bruno Mazzeo.
Em busca de know-how para produzir em 3D (estereográfico), Oscar vai à Polônia fazer um workshop com o diretor de fotografia Slawomir Idziak (“Gattaca”, “Black Hawk Down”, “Harry Potter and the Order of the Phoenix”), seu parceiro na campanha publicitária “Energie” para Suez (Saatchi & Saatchi Paris). Ao voltar, Oscar dirige “Presença”, do Skank, o primeiro videoclipe de um artista brasileiro em 3D exibido em telas de cinema de todo o país, na rede Cinemark.
Em 2015 Oscar criou o projeto “Explora Sessions”, que leva artistas a tocarem seus grandes sucessos em locações de natureza espetacular.
A partir de 2017 Oscar colabora com produções frequentes para a Red Bull, seja em projetos nacionais como o Rock in Rio ou produções globais como o episódio sobre o músico e maker Arthur Joly dentro da série “Out of Frame”.
Neste momento Oscar dirige seu novo longa-metragem, um documentário sobre o percussionista Paulinho da Costa. Desde 1973 radicado em Los Angeles, Paulinho tocou com grandes nomes do pop e do jazz como Michael Jackson, Madonna, Miles Davis, Dizzy Gillespie, Quincy Jones, Red Hot Chilly Peppers, Earth Wind & Fire, Sting, Prince, uma lista gigantesca de astros da música mundial.
Oscar
Rodrigues
Alves
Diretor